Blog
CAMOMILA: Chamomilla recutita

De aroma e sabor suaves e agradáveis que ficam alterados em preparações mais fortes. Tem ação antioxidante, digestiva calmante suave, Tem ação imuno-estimulante, etc. Tem também ação típica como cicatrizante e anti-inflamatória, inclusive para a boca ou cavidade bucal. Pode ser usada em todas as idades.

CHÁ VERDE, BAN-CHÁ, CHÁ PRETO

São todos oriundos da Camellia sinensis, Tem ação estimulante assemelhada ao café, guaraná, e erva-mate. Os seus princípios ativos – substâncias fitoquímicas – são responsáveis por suas propriedades protetoras: ação antioxidante, imuno-estimulante, anticancerígina, anti-cárie e anti-úlcera, demonstrados em vários estudos interacionais. Em preparações diluídas pode ser tomado em grandes quantidades.

CAPIM LIMÃO: Cymbopogon citratus

Tem efeito espalmo lítico e sedativo suaves. Tem gosto e aroma particularmente agradáveis e que combinam aos outros chás, bem como a adição de limão, tanto quente ou frio. Não deixe em infusão por mais de 5 min., filtre com cuidado para reter seus finos filamentos até duas vezes.

ERVA DOCE: Pimipinella anisum

De sabor adocicado e aroma agradável, tem ação carminativa, digestiva e espasmolítica. É ativo contra bronquite, tosse, gripe, resfriado e perda de apetite. São recomendados 2 xícaras ao dia, dividas em duas tomadas, para todas as idades.

EUCALIPITO: Eucalyptus globulus

É uma das poucas variedades de “eucalipto medicinal”. Tem ação balsâmica, antioxidante e anticariogênica e é útil para inalações com água fervente. Convém não preparar um chá forte para poder apreciar seu gosto e aroma agradáveis.

GENGIBRE: zingiber officinalis

A parte usada é a raiz de cor amarelo-claro que tem sabor picante. É uma boa opção para tomar como chá simples ou adicionado a outros chás, como o de Camellia em quantidade a gosto. Tem ação antioxidante, estimulante, carminativa e digestiva.

HORTELÃ-PIMENTA: mentha piperita

Tem ação carminativa, digestiva e vermífuga. Tem sabor e aroma mentolados muito agradáveis, que todavia são alterados em preparações concentradas.

MELISSA: melissa officinalis

Tem gosto e aroma suaves, é digestivo e calmante e que é muito útil em estados viróticos como gripes, resfriados, afecções herpéticas e para repouso e relaxamento. Combina com camomila, para maior ação sedativa e calmante.

 

Preparo dos Chás

Procedimento básico:

Um chá é uma infusão de erva fresca ou seca, colocada em um frasco de porcelana ou um vidro cheio de água fervente, ficando abafado por no máximo 5 min. E filtrado em seguida com mais um pouco de apela água fervente.

Todavia, o consumidor pode, se dar a liberdade de fazer uma 2ª infusão e até uma 3. Naturalmente com a diminuição do padrão original de paladar e aroma.

Também pode combinar as ervas na composição e na quantidade que preferir, inclusive aprofundando os conhecimentos sobre chás simples e mistos para tomar em horários em situações destintas, como por exemplo:

  • Pela manhã: um chá apropriado deve ser uma planta com propriedades estimulantes, como a Caméllia Sinensis (Ban-chá, chá verde, chá preto) ou Ilex paraguariensis (chá mate, podendo ter e, chimarrão) podendo ter também um pouco dos aromáticos como: camomila, eucalipto, casca de limão, laranja, ver doce, espinheira – santa, gengibre, hortelã; um pouco de leite, suco de frutas cítricas e suco de fruta concentrado de sua preferência. O consumo de frutas e cereais integrais, como aveia é uma boa opção, principalmente pela manhã, onde o café com leite não é necessariamente excluído.
  • Pelo meio do dia: Pode se repetir o esquema da manhã, com maior quantidade de ervas de propriedades digestivas como camomila, erva-doce, gengibre, hortelã etc.