Blog

Além, do Açafrão da terra, há uma infinidade de plantas, que são usadas como condimentos, para temperar os nossos alimentos, sem os quais nossa comida perderiam a "graça", ao ficarem como pouco aroma e sabor.

Essa "infinidade de plantas", ao longo dos século, se consagraram como indispensáveis ao preparo dos alimentos. Mas, também foram conhecidas por suas propriedades medicinais- não por acaso estão nas publicações scientíficas(até centenárias) para o tratamento de diversos males e com o avanço da Sciencia, são conhecidas novas propriedades, a confirmação de seus efeitos benéficos, mas também a ausências de certos efeitos (benéficos).

Então, a boa notícia para nós todos é que - em geral- todos esse condimentos apresentam atividades antioxidantes que preservam as boas características dos alimentos durante o preparo, bem como favorecem a conservação, depois do preparo (usualmente cozimento).

Portanto a utilização e consumo destas plantas maravilhosas é seguro-não fazem mal a saúde _ o contrário, desde que não seja um exgero!

Aliás como tudo na vida. vale lembrar um velho provérbio: " Um é pouco, dois é bom, trés é demais". 

Por fim, as plantas mais comuns - que constam, num manual médico fitoterapêutico: alho, cebola (e cebolinha), coentro, gengibre, louro, mostardas, noz moscada, orégano; pimentas: branca e preta; amarela, vermelha. Raíz-forte, salsão, salsinha, sálvia, segurelha, tomilho, urucum e tem condimento já composto com curry, de origem asiática, o chimichurri, da américa do Sul, e tantos outros.

São 21...fora outras plantas medicinais e aromáticas que nos proporcionam chás deliciosos, como por exemplo: camomila, erva-doce, hortelã-pimenta, melissa...

são tantas! Mas dá para escolher algumas para compor seus temperos favoritos.